aprendendo fora da sala
não é só isso [ leituras de cotidiano ]
postagem para ajudar quem tem dificuldade com interpretação de texto
veja se você compreendeu, a partir do que escrevo aqui: a tirinha não está dizendo apenas que “às vezes não ter aula pode ensinar algo”. a conversa entre adulto e criança sugere que a experiência fora da escola, também produz aprendizado — tão marcante quanto o conteúdo formal.
olhe: de repente é feriado e a criança questiona sobre não ir à escola. então, vale a explicação e tome aprendizado. de repente, não ter aula, é a consequência de um incidente como uma greve: mais explicações sem rodeios.
na lata: aprender não se limita à sala de aula. o que se aprende ali perde força se não encontra a prática da vida. agora, a prática, sozinha, sem estudo e sem reflexão, também se esvazia.
a tirinha não é apenas sobre menino que está descontente por não ir á escola. não é só isso. se quem leu percebeu que há formas diferentes de aprender, então leitura bem sucedida.
. . . . . . . . . .
"não é só isso" é uma série de postagens que farei para alcançar quem tem dificuldade com intrepretação de texto -- ela é dedicada a leituras comentadas de textros de cotidiano e outros mais literários também. esta aqui, com "armandinho", é a primeira postagem, nesse sentido e visa ajudar estudantes. fica também a sugestão a educadores e educadoras que queiram usar — ou adaptar — essas leituras em sala de aula ou fora dela
[ ao longo das próximas semanas, proporei mais textos, como de vera iaconelli, emicida, adélia prado, racionais e muito mais! - inscreva-se, assim vc não perde ]
. . . . . . . . .
se puder, divulgue o link da postagem, ajuda o engajamento e, principalmente, o alcance a mais pessoas que queiram aprender. agradecido!

Comentários
Postar um comentário
comente --