sexta-feira, 30 de junho de 2017

lô borges & clube da esquina





música que faz história da mpb.
marcio borges, lô borges, toninho horta, telo borges, flávio venturini, nivaldo ornelas, ronaldo bastos, milton nascimento, fernando brant, beto guedes e tantos outros que, desde a década de 1960 ilustram nossa cultura com universalidade, assim como a bossa nova e o samba.

show em campinas, 2017. no sesc.

saber mais ?

assista-me!




quarta-feira, 28 de junho de 2017

conversa de bois




nunca me interessei pelo que os bois conversam. se é que conversam...
nunca vi, pra ser sincero, um grupo desses quadrúpedes batendo boca sobre a maciez da grama ou o futuro das expedições intergalácticas.
imagino que bois se entendam. admiro pessoas que repetem ditado popular mais ou menos assim: quanto mais conheço os homens, mais gosto dos bichos. acho terrível. bicho é bicho, gente é gente. se as pessoas não gostam de gente, isso é problema da pessoa. 
voltando à conversa bovina.
em minas gerais, provavelmente no comecinho do século 20, alguns bois -- dentre eles "brilhante" e "dançador" -- ajudaram um garoto a ver a vida de outro modo...

saber mais?
assista-me!




terça-feira, 27 de junho de 2017

a balada do velho marinheiro





henrique subi, iron maiden, eu e gustave dorè ficamos interessados nessa obra que é do final do século 18.
a balada do velho marinheiro é poema narrativo de samuel coleridge, inglês.

ele é um dos precursores do romantismo pela grande ilha. ele e wordsworth. a balada é uma história de redenção e com caráter soturno, por vezes gótico.

gustave dorè (1832-83) ilustrou uma das edições do livro, como você vê na ilustração acima. iron maiden, lá em 1984, no disco "powerslave", compôs música (faixa 8) com o nome do livro de coleridge.

eu e henrique subi resolvemos fazer vídeo sobre esse romantismo dos ingleses.
vejam como ficou.






quinta-feira, 22 de junho de 2017

sermão da quarta-feira de cinza - terceiro - padre vieira





este é o terceiro sermão da quarta-feria de cinza, século 17, não pregado por conta da enfermidade do autor. 

o tema continua sendo a morte. do pó ao pó.
aqui, vieira discorre sobre a grandeza da morte diante da vida.
a vida seria pior do que a morte.

"De tudo o dito até aqui, se segue que é melhor a morte que a vida, e que o maior bem da vida é a morte (...). Fazendo pois uma grande diferença entre os miseráveis e os  felizes, dizem os defensores da vida que para os miseráveis é maior bem a morte, mas para os felizes não"
[vieira, sermão quarta-feira de cinza ]

(...) porque a vida é todo o tormento dos miseráveis. Cuidam alguns, que não matar Adão e Eva foi misericórdia, e não foi senão justiça, porque perdidas as felicidades do paraíso, assim como o morrer seria remédio, o não morrer foi o castigo
[vieira, sermão quarta-feira de cinza ]

e o que mais diz este vieira, no terceiro sermão desta série "quarta-feira de cinza"?

só me assistindo.





outros sermões anteriores











quarta-feira, 21 de junho de 2017

persistindo machado: 178 anos



                                               [a persistência da memória - s dali]


em muitos sites jornalísticos -- ou não -- é possível ler, hoje, junho, que machado de assis completaria 178 anos. pior: alguns complementam: "se estivesse vivo".
vergonha alheia.
o naufrágio do titanic (abril 1912), então, "completaria" 105 anos, se ainda estivesse afundando.
o grande incêndio de londres (setembro 1666) "completaria" 351 anos, se ainda estivesse ardendo.
acho parnasiano demais essa ressalva do vivo ou morto. quantos anos teria elvis? che guevara? sartre, fernado pessoa, shakespeare ou você que me lê? quanto anos teriam ?? nada disso! essas pessoas nasceram, marcaram história e completam xis mais um ano a cada ano. simples assim.
como diz o amigo eduardo castro, o chato sou eu.

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terça-feira, 20 de junho de 2017

a máquina de fazer espanhóis - valter hugo mãe





narrativa densa, reflexiva e dinâmica desse angolano valter hugo lemos -- que adota, no mundo literário, o "mãe" -- expõe o final da vida de antônio jorge da silva, torcedor do porto, idoso, 84 anos, após o falecimento de sua esposa laura. 
a filha elisa o coloca num asilo, "feliz idade". o outro filho é tido como inexistente, morto, pelo pai antônio, por não ter vindo aos funerais da mãe. 
seus pertences são retirados, na portaria do "feliz idade" e, em troca, lhe dão uma estatueta de noss senhora, o que torna a situação mais triste, pois antônio é ateu.
o contexto histórico, tempo da narrativa, é o governo salazar, fascista que censurava liberdade dos mais progressistas.
destaque para personagem esteves, presente em "tabacaria", de fernando pessoa e que faz parte do grupo insólito de figuras, no asilo. o "esteves sem metafísica" é símbolo da personalidade do narrador antônio.
por que "máquina de fazer espanhóis" ??
só me assistindo.
boa aula.



terça-feira, 13 de junho de 2017

dicas para redação enem





para uma boa redação argumentativa, à moda enem, vale destacar alguns pontos.

1. fazer o texto baseado numa ideia básica sobre o tema, ou seja, a sua tese

 - o(a) estudante deve er firme e direto ao abordar o tem proposto


2. norma padrão e noções de coesão
(veja vídeos abaixo)


3. título

- fuja do óbvio, não se deixe levar pelo senso comum

temas possíveis para este 2017 :

- trabalho escravo
- moradia
- baleia azul 
- zoológico versus parque
- voto obrigatório
- gravidez precoce
- homofobia (questões de gênero)
- função da arte
- desperdício de alimento

veja cinco dicas para produção de texto!
agora!









sexta-feira, 9 de junho de 2017

castro alves - poesia romântica





condoreiro, baiano arretado, sensual, abolicionista, muitos apelidos para o jovem castro alves. nasceu em 1847 e faleceu em 1871, vítima de complicações no pé e, posteriormente perna -- teve de amputar. 

navegou pela influência byronista, leu goethe, varela, também hugo (francês) e escreveu muito.

henrique subi, professor, autor de livro didático, veio até minha casa... falamos mais sobre o poeta baiano.

vejam como ficou.



terça-feira, 6 de junho de 2017

capital versus gente




a matéria do site  "uol", deste junho, 2017, traz uma notícia que parece boa, envolve o que gente apressada chama "empreendedorismo". pode até ser. não vou entrar no mérito da nomenclatura da coisa.

aqui, algumas pessoas revendem produtos (acessórios) para cabelo, buscando predominantemente o público jovem feminino. até aí, ok.

na matéria, o leitor fica sabendo que as pessoas que faturaram milhões, desde 2009, desistiram de importar produtos dos eua -- provavelmente preço, impostos etc -- e encontraram "bons fornecedores" (sic) do outro lado do mundo: china, tailândia, indonésia... países onde sabidamente reina o trabalho escravo, daí,os preços caem.
então as amigas "faturam" -- como diz a matéria ? 
eu fico bem triste.

veja você mesmo :



mayombe - resumo - pepetela





romance da segunda metade do século 20, cujo assunto é a guerrilha para conquista da independência de angola. os antagonistas? portugueses. os mocinhos são do "m.pl.a." - movimento pela lbertação de angola. nesse grupo estão os personagens "sem medo" (comandante), "teoria" (professor), comissário, verdade, lutamos, milagre, ondina, andré, muatiânvua, dentre outros guerrilheiros.
enredo base: grupo está na floresta mayombe. horas de distância dali, na cidade dolisie, outro pequeno grupo se incumbe de enviar mantimentos e outros candidatos a ajudar o grupo de "sem medo".
o livro tem 6 partes : a missão; a base; ondina; a surucucu; a amoreira e epílogo.


saber mais ?
assista-me !



sexta-feira, 2 de junho de 2017

o que são vanguardas artísticas





vanguardas, na arte, são tendências de estilo que propunham novas formas de expressão, propunham também acabar com o conservadorismo acadêmico que reinava até, digamos, início do século 20.

foram criticados, tidos como malucos, vaiados, causaram furor nos meios acadêmicos de seu tempo.

gente como salavdor dali, lasar segall, fernando pessoa, kafka, picasso, marinetti ou tristan tzara eram vangaurdistas. 

quer saber mais ?
assista-me !



quinta-feira, 1 de junho de 2017

humano, demasiado gente




nunca gostei da autoajuda.... primeiro porque é um eufemismo da religião ocidental que, nada, nada, conduz a pessoa... limita, prevê derrotas se não seguir o caminho xis, enfim, mais doutrina que liberta.
segundo porque cria outros problemas (chamados "metas") para o indivíduo continuar sempre procurando um novo livro....
expressões como "sucesso"; "vitória" ou "felicidade" são como um mantra, nessa sub-literatura que, nada, nada, é isso mesmo, má ficção.

ler esse artigo só fez melhorar minha consciência a respeito disso
aplaudi de pé
se vc curte autoajuda e afins, melhor não abrir o link abaixo

segunda-feira, 29 de maio de 2017

claro enigma - carlos drummond







claro enigma é um conjunto de poemas de carlos drummond. mais um, dentro de sua vastísisma produção. aqui, por vezes verborrágico, insiste no tema da angústia, o que o torna um tanto repetitivo, já que o livro é curto. pretensioso até o talo, um de seus poemas se chama "a máquina do mundo", uma clara referência ao evento de mesmo nome, em "os lusíadas". vai vendo.
são seis partes: "entre lobo e cão", "o menino e os homens, "selo de minas", "notícias amorosas", "lábios cerrados" e "a máquina do mundo".
prevalecem versos livres, mas há um e outro soneto, além dos 96 versos decassílabos deste "...máquina..."
verso livre predomina, embora haja sonetos -- é a tal pretensão clássica. ficar atento a "oficina irritada", poema que traz a expressão "claro enigma". veja vídeo abaixo.
solidão, renúncia, saudade de um tempo que não viveu, contrastes soltos como art nouveau mal espalhados... não sei... são temas vagos para assuntos cotidianos. drummond de sempre. mas está no vestibular, aqui em são paulo, creiam (e fernando pessoa de fora).
mas dois poemas se salvam : "sonetilho falso a fernando pessoa" e "III - mercês de cima".
mais que isso, só me assistindo.






quarta-feira, 24 de maio de 2017

a transparência do mal




é possível definir o mal?
e aqui, mal com "L", por favor.
muita gente crê que o mal venha a ser o contrário do bem. considero tal ideia de um simplismo quase infantil.
se considerarmos razoável que o "bem" seja uma abstração, uma sensação prazerosa, então, o mal seria uma coisa, um objeto, já que se admite ser ele o contrário do bem. se é o contrário de uma ideia, então é uma coisa, um ente orgânico. talvez a maçã! talvez o asteroide que dinamitou dinossauros... vai saber.

bom, eu tentei dizer o que penso a respeito do mal. veja-me!



terça-feira, 23 de maio de 2017

guimarães rosa






viver é muito perigoso.
frase de rosa. guimarães rosa. nunca fez tanto sentido.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

mensagens do mundo literário







o mundo não é mais o mesmo, desde que a literatura foi invadida pela tecnologia

ou foi o contrário ?


quinta-feira, 18 de maio de 2017

fim do desgoverno temer





delações, propinas, eduardo cunha chantageando temer desde o momento de sua prisão... e o tal senador do leblon acabou tendo suas casas reviradas pela polícia federal. a irmã foi presa. 
a saída não deveria ser uma jurista. fala-se em carmen lúcia, do supremo. até em gilmar mendes. pra ser candidato, vale a constituição: 35 anos e ser filiado a um partido. dentre outros. mas... como o país está refém do judiciário, pode ser qualquer um, até o cacareco pode assumir, se houver o tal consenso. a direita bota os pés pelas mãos apostando que retirar a presidenta os salvaria de futuras acusações. tirar a presidenta; comprar o judiciário; jogar boi pras piranhas (cunha); fuçar vida de lula (nada foi encontrado), enfim, tudo isso não serviu e esses golpistas vão se coçar na rua. eu espero.

vale a pena ouvir nassif. 


segunda-feira, 15 de maio de 2017

o primo basílio - eça de queiroz





romance da fase mais social do escritor português.

o livro sai em 1878.

narrativa em 3a pessoa cujo tema é o adultério.

triângulo amoroso : basílio - luísa - jorge.

crítica à hipocrisia da sociedade portuguesa.

juliana, a criada, é a personagem secundária que se torna o fiel da balança no quesito julgamento moral.

quer saber mais?

assista-me!


terça-feira, 9 de maio de 2017

o que é arcadismo





escola literária do período iluminista, século 18

valorizou a natureza; a opção pela vida rústica.

era um estilo acadêmico.

quer saber mais ?

veja-me !


domingo, 7 de maio de 2017

rio de janeiro e o samba




o rio de janeiro continua cantando.
cento e um anos de samba, em 2017. "pelo telefone", de donga, é um marco na história da música negra no país e, por acaso, continua linda.





sábado, 29 de abril de 2017

leonardo da vinci




rei do pop, gênio, irreverente, melhor de todos, pai da mona lisa, muitas são as referências a este italiano do norte. mas ele foi mesmo um pintor engenheiro, um estudioso, humanista, sensível. um clássico. 

saber mais ?

veja-me !



quarta-feira, 26 de abril de 2017

use literatura na sua redação - dica #3







use literatura na redação argumentativa


a metamorfose  (kafka)

conto da ilha desconhecida (saramago)

frankenstein  (shelley)

assista-me e descubra como!



terça-feira, 25 de abril de 2017

aprendendo redação #10 [ erros mais comuns ]







seis erros mais comuns na produção do texto.

1) sair do tema  - evite divagações

2) mudar o tipo de texto  - muito comum o uso da primeira pessoa e isso é erro, na argumentação, pois o texto acaba ficando parecido com uma carta ou artigo de opinião

3) norma padrão - evite gírias; cuidado com a concordância e a coesão; evite repetir palavras, use sinônimos

4) clichês - evite iniciar seu texto com "no mundo em que vivemos" (só pode ser no que vibemos, não é?); na argumentação, nunca use expressões como provérbios, ditados populares

5) não copie a coletânea - os textos e imagens de apoio -- que vêm com a proposta -- são base para auxiliar na formação da opinião e não para serem usados na redação







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comentando post #9 - cola na escola

foi proposto que se fizesse texto argumentativo

vamos a uma estrutura que, no rascunho, pode ajudá-lo a não se perder


tese  ( sua opinião sobre o tema )  - colar é ferir a ética

argumento 1 - a cola não permite que se adquira conhecimento

argumento 2 - colar é contra lei; burla a ordem social

conclusão - a ação da cola é prejudicial à vida social

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veja algumas aulas anteriores:

#1 - https://carneiroliteratura.blogspot.com.br/2017/02/aprendendo-redacao-01.html

#2 - https://carneiroliteratura.blogspot.com.br/2017/02/aprendendo-redacao-02.html

#3 - https://carneiroliteratura.blogspot.com.br/2017/03/aprendendo-redacao-03.html

#4 - https://carneiroliteratura.blogspot.com.br/2017/03/aprendendo-redacao-4.html

#5 - https://carneiroliteratura.blogspot.com.br/2017/03/aprendendo-redacao-5.html

quinta-feira, 20 de abril de 2017

a tal baleia azul e a arte de ensinar





ouço de gente com diploma na parede que o que falta na "molecada" (pura citação) que flerta com "baleia azul" é chinelada, pancada, cinta. 
um horror.
quem bate, ensina ao que apanha que conflitos podem ser resolvidos pelo medo, pela violência, pela vingança... como, por exemplo, proibir algum tipo de prazer por causa de uma ação ruim. é ridículo.
anos atrás, recebi em reunião escolar um responsável pelo aluno xis. o jovem ia de mal a pior, na escola, com notas baixas e auto-estima idem. pra piorar, o tal responsável disse que ia tirar o skate do garoto. eu não resisti, soltei; "senhor, de escola, seu filho sabe nada; skate é a única coisa que ele consegue e você vai tirar??
o problema das notas baixas nunca é o celular, o computador, a janela aberta, a televisão, skate, surf, nada disso. é o desinteresse pelo resto. dizer que o desinteresse é pura e simplesmente má vontade do jovem é um passo inteiro para jogá-lo na depressão e, hoje, na tal "baleia sem fundo". o que fazer com o desinteresse? algo de positivo se faz necessário, nunca o reforço negativo. quem dera que um médico só atendesse pessoas com saúde! não. é dos doentes que vive um educador, se não, ele não serve pra função. é preciso ter humildade e perguntar o que fazer diante desses problemas, ao invés do escárnio e da suposta busca de fazer graça. propor estratégias diferentes para abordar tal tema, em sala de aula; questionar; procurar ajuda, dentro da escola mesmo, dividindo experiência com colegas e direção (coordenação).
não dá pra tratar todo mundo igualmente. acho mesmo espantoso que ainda existam adultos que acreditam que o que falta na educação é pancada. dá muita raiva.


veja também



terça-feira, 18 de abril de 2017

castrando livro didático




                                 [ página do livro que se pretende castrar, digo, censurar ]

é conhecida a história de famílias adoentadas que protestaram, formalmente, junto prefeitura de ji-paraná (rondônia) contra um livro escolar. não foi no brasil colônia. foi agora, 2017. no livro,  estudos sobre anatomia humana, órgãos genitais, texto, números e orientação saudável. o básico. nesse sentido, só podem estar mesmo adoentadas as famílias que se indignaram com o assunto.
é revoltante, triste, um retrocesso civil essa questão da moralidade em tempos de transparência e debate sobre gênero. pior: há religiões que apoiam os protestos. se bem que entre religião e bom senso sempre há uma distância. 
o medo da liberdade corrói o cérebro. fundamentalismo corrói o cérebro. isso realmente é um problema de saúde pública!
não sei qual lugar melhor para se discutir sexualidade se não for na escola. essa ação de censura combina bem com a acefalia que sustenta outra aberração: "escola sem partido". é preciso combater a censura na educação. sempre. agora.
eliane brum escreveu sobre o tema, em sua coluna no "el país", neste mês. "escola sem pinto" é o texto. leia. está no link abaixo.
se puder, compartilhe. a vida sadia agradece.

escola sem pinto  [ clique ]


segunda-feira, 17 de abril de 2017

aprendendo redação #9 [ cola na escola ]






texto 1

REFLEXÕES SOBRE A COLA
André Luiz dos Santos

Estou plenamente convencido de que a cola tanto aumenta quanto maior é o descrédito do aluno pela prova. A cola justamente contesta o sistema de avaliação de provas, sobre o qual debruça-se grande parte de nosso ensino. A prova é uma avaliação das capacidades individuais do aluno entregue aos seus próprios conhecimentos. A cola perverte essa avaliação, suprindo o aluno por outras fontes. 
O aluno já sabe que a carreira de engenheiro é imensamente diferente de uma prova, daí seu ceticismo. Um problema real não possui nem sequer a sombra de semelhança com uma avaliação de faculdade. O engenheiro trabalha em equipe, possui a sua disposição consulta a literatura, estará livre para pensar em várias soluções, e sempre haverá revisões de seu trabalho final. Sua ferramenta é a capacidade de análise, não a memória. Em contrapartida, o ambiente de uma prova é artificial: Ser cobrado em duas horas a fazer manipulações complexas e específicas de matérias extensas, enclausurado e incomunicável preso numa carteira nem sempre confortável sob a vigilância de alguém pronto a suspeitar de seus menores movimentos. E a correção posterior não é mais justa, pressupõe a pergunta: “O aluno teve capacidade de guardar (não importa se decorado e memorizado ou aprendido e assimilado) a resolução destes n exercícios dos quais uma fração nem sempre amostral lhe será cobrada totalizando um índice de desempenho de 0 a 10?”.
Essa contestação vem desde o estudo. “Estudar para a prova” é uma grande elucubração, verdadeiramente forçar nos dias que antecedem o teste conhecimento no cérebro para demonstrá-lo na prova. Depois, se algo não for esquecido, tanto maior o lucro. E a isto se chama aprendizado. Verdadeiramente uma osmose reversa, usa-se uma pressão artificial e mecânica para fazer algum conhecimento penetrar na mente quando o contrário é o natural. Se permitem uma experiência minha, não me lembro de haver aprendido menos nas matérias sem prova (cuja avaliação era feita pela presença e trabalhos, com eventualmente alguma breve provinha) do que nas exaustivas sessões de esgotamento e desestímulo que antecediam a grandes provas de disciplinas pesadíssimas. (...)

http://www.hottopos.com/regeq9/andre.htm

texto 2

    COLA NA ESCOLA
 Em março de 2006, um grupo de estudantes da Mount Saint Vincent University em Bedford, Nova Scotia, Canadá, convenceram a reitoria da instituição a proibir que os professores usem qualquer auxílio informatizado anti-plágio. O pretexto da solicitação dos alunos? Para o líder do diretório acadêmico daMount San Vincent, o esforço dos docentes em desvendar casos de trabalhos copiados de outros textos disponíveis na rede mundial de computadores “cria na universidade uma cultura da desconfiança”.
Na Bósnia, os alunos da Universidade de Banja Luka protestaram, em fevereiro de 2006, contra a decisão da direção da faculdade de Economia de instalar câmeras de segurança nas salas de aula no intuito de vigiar os alunos durante a realização das provas. A justificativa dos líderes do protesto? Para eles, “colar nas provas é parte da mentalidade dos Bálcãs e seriam necessários muitos anos para que os alunos mudassem de atitude.”
Aqui no Brasil, Vicente Martins, professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Ceará, declarou na edição da Revista Espaço Acadêmico de junho de 2004, que vê “a cola como liberdade de aprender, (…)não como fraude ou ato clandestino do aluno, mas como manifestação ou recurso de liberdade de aprender do aluno e estratégia de recuperação dos alunos de baixo rendimento”. Para ele, a cola é uma solução para o baixo rendimento escolar dos alunos e para os altos índices de reprovação; em sua questionável visão de educação, Martins vê no “procedimento da cola um instrumento para assegurar, na verificação do rendimento escolar, um princípio de ensino como preconiza a Constituição Federal, no seu inciso II, do artigo 206, que enumera, entre os princípios de ensino, a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”. Em sua defesa da cola como expressão da indignação dos alunos diante de um sistema escolar opressor, “o poder reconhecido aos alunos, pelos estabelecimentos de ensino, de só aprenderem aquilo que quiserem e como quiserem”, Martins esboça um pequeno código de direitos dos colantes, abaixo reproduzido em sua totalidade:

http://locutorio.blog.com/2006/04/07/cola-e-escola/


texto 3




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A partir das leituras que fez aqui e em seu próprio conhecimento,
redija um texto argumentativo com o tema :

                            “ Por que colar ? ”

Lembre-se: todo texto argumentativo-dissertativo deve conter uma tese, a introdução, os argumentos e uma conclusão.
Não use 1ª pessoa.
Não esquecer título.

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comentário post anterior #8

sugestões para um texto argumentativo a partir da proposta abaixo
[ use suas palavras e construa seu texto, em 30 linhas ]

tese (sua opinião sobre a proposta):  ócio é necessário / ócio contribui com a criatividade

- foi tratado como inação, como vadiagem, pois desde a colonização, nativos e escravos vindos de áfrica foram obrigados a construir o país com as mãos

- conceito de trabalho, para nobreza de elite, até hoje, passa pelo movimento, passa pelo suor

-  o trabalho intelectual acaba entrando nesse conceito ... em "vidas secas" o próprio fabiano criticava o patrão tomás por "estragar os olhos" em cima dos livros

conclusão:
- ócio é necessário porque permite diálogo consigo próprio / permite criatividade


quarta-feira, 12 de abril de 2017

fazer país melhor ...





fazer um país melhor dá trabalho. para piorar, basta a preguiça.
entre 2015 e 2017, foi possível ver o impensável: pedidos de retorno dos militares; a tortura; o golpe institucional, enfim. um horror. a sociedade é do conjunto e não da vontade dete juiz, daquele jornalista ou desta panela.
não existe, em lugar algum do planeta, um local em que mais de duas pessoas juntas não façam política.
é uma grande besteira acreditar que um ser diferente apareça na vida pública com promessa de ser um "não-político". é risível, ridículo. já foi assim com collor, maluf, hoje com dória, trump e afins...
gerir a coisa pública não é como gerir uma empresa.
por que se aposta nesse tipo de perfil? porque a sociedade média brasileira não é comunitária. ela não sabe fazer democracia simples. desde a colônia, é transmitido ao país a ideia de que a vida melhora quando se muda de classe social; quando se tem um padrinho; uma vantagem...
são quinhentos anos assim... difícil mudar do dia pra noite. mas é preciso tentar. dar exemplo. estudar e dar exemplo. ler e dar exemplo.



terça-feira, 11 de abril de 2017

literatura na redação dica #2





é relativamente fácil enriquecer sua argumentação, dentro de sua redação dissertativa.
temas como "reforma agrária"; "individualismo" ou mesmo "religiosidade" podem ser ilustrados por obras como "vidas secas" (graciliano) ; "o espelho" (machado) ou mesmo "corpo fechado" (rosa).

assista e melhore seu texto!



segunda-feira, 10 de abril de 2017

aprendendo redação # 8 [ ócio ou preguiça? ]





Mais uma proposta de trabalho argumentativo, visando principalmente a prova de redação do Enem.
Leia os textos.


texto 1

A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda.
(Mario Quintana, Na volta da esquina.)

texto 2

Culturalmente, temos negado nosso direito de pouco fazer. Produzir sem cessar é o estereótipo vigente, atrelado às leis do trabalho. E à felicidade. Mas até essa ideia encontrou resistência. O pensador francês Paul Lafargue, por exemplo, pregou o “direito à preguiça” como uma luta verdadeiramente libertária. Já o teórico Jean Baudrillard defendia a escolha pelo ócio: “Não mudarei, qualquer que seja o curso dos acontecimentos. Detesto a atividade agitada dos meus concidadãos, a iniciativa, a responsabilidade social. São valores exógenos, urbanos, pretensiosos. São qualidades industriais. A preguiça é uma energia natural”.
(www.estadao.com.br, 23.01.2010. Adaptado.)


texto 3

Aquele que é mestre na arte de viver faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu tempo livre, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Distingue uma coisa da outra com dificuldade. Almeja, simplesmente, a excelência em qualquer coisa que faça, deixando aos demais a tarefa de decidir se está trabalhando ou se divertindo. Ele acredita que está sempre fazendo as duas coisas ao mesmo tempo.
(Domenico de Masi, O ócio criativo.)


texto 4

Sem trabalho eu não sou nada
Não tenho dignidade
Não sinto o meu valor
Não tenho identidade
[...]

(Renato Russo. Música de trabalho

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PROPOSTA - - 

Culturalmente, na vida contemporânea, o ócio sempre foi alvo de críticas. Quase um senso comum, a preguiça é tida até como doença. 
Construa um texto argumentativo em que se responda esta questão: Por que o ócio é quase sempre tratado como sinônimo de algo ruim?


[ comentários no próximo post, 17 de abril 2017 ]


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respostas do post #7

A. Arqueologia.

B.  A plástica dos fósseis fica mais nítida, permitindo estudo mais eficaz.

C. O formato do cabide de roupas lembra, distantemente, restos de animais quando fossilizados.

D. Haroldo faz a observação porque provavelmente o menino não guarda suas roupas devidamente, no armário, em cabides.

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veja como foram algumas aulas anteriores :

redação aula 1  - clica


redação aula 2 - clica


redação aula 3 - clica




destaques

tudo que move é sagrado

  beto guedes tudo que move é sagrado é o primeiro verso da canção "amor de índio", parceria com ronaldo bastos,  olha:         tu...

postagens mais vistas