segunda-feira, 16 de abril de 2018

atualidades - tema para redação - golpe 2016



[cena do golpe 2016]

entre 2017 e 2018, mais de uma dezena de universidades, no brasil, se mobilizaram para oferecer cursos sobre o golpe parlamentar de 2016 que apeou da presidência dilma rousseff.

empresas midiáticas trabalharam intensamente, desde o tal "mensalão", 2005, pra criar ideia de que o p.t. inventou a corrupção. e nada conseguiram levantar contra dilma e lula nos quesitos, malas de dinheiro, helicóptero com cocaína, ameaças de morte, compra de deputaos, nada. contudo, um desses nomes foi deposto, outro preso. 

o que aconteceu, desde 2003, com lula assumindo a presidência -- inflação de 12,5% em 2002 -- foi um controle econômico que permitiu, em menos de dois anos, que a inflação anual nunca passasse de 9%, nem nos governos posteriores, de dilma rousseff.

isso permitiu relativa estabilidade econômica e a consequente ascensão das classes "d" e "e" e, mesmo que o produto interno bruto crescendo pouco, não havia como o país parar de crescer, incluindo aí o fim da dívida externa: quitou-se a conta com o f.m.i.

clique e veja notícia da "folha d s paulo" em 2005
compromissos assumidos com agronegócio e federação das indústrias fizeram derrotados psdb e pmdb declararem o fim do governo dilma. era preciso pagar a conta do que empresários -- incluindo construtoras -- gastaram com essa gente que hoje se diz no poder e salvo de investigações de qualquer ordem.

nossa classe elitista não é instruída, porque desde o império vem herdando terrenos, negócios e, por vezes, cadáveres. não era para ser diferente, neste início de século 21 com a ascensão de uma classe desnutrida que se via podendo comprar fogão e geladeira após decisão do governo petista de reduzir i.p.i. a zero. com absoluta falta de conhecimento histórico e apoiado em um clientelismo centenário, começa-se uma campanha que visa expor que havia crise, no país.

veja a notícia sobre eletrodomésticos - governo lula

no dia-a-dia, o conservadorismo de direita se esquece das pessoas que constroem o país. da gente que vive em periferia, no campo ou mesmo alguns abastados que teimam em usar o cérebro para a democracia e avanço social. a direita quer os benefícios do poder, como se ainda morasse no século 19. e ela transmite isso a seus descendentes, ainda hoje. é comum ouvir de estudantes da rede privada, aqui pelo sudeste, que cotas sociais, na unicamp -- por exemplo -- atrapalham a ida deles (elite) à dita universidade. parece simples. pobre atrapalha. pobre não deveria estudar. o que se esquece -- a direita sem escola -- é que educação é direito e não benefício.

feliz e apropriado o trabalho da escola de samba "paraíso do tuiuti", em 2018, que tematizou os manifestoches, no rio de janeiro. causou desconforto à rede de tv que apoiou o golpe 2016 por ter de descrever o boneco "vampiro neoliberalista" em forma de michel temer, nas alegorias da escola -- ele que é investigado e com processos e que, até agora, não foram levados a cabo.



entre 2015 e 2016, no afã de barrar investigações, na polícia federal, o então deputado eduardo cunha (pmdb) revela que seria importante um aumento salarial ao judiciário...  a presidenta dilma roussef nega, óbvio. foi apeada do poder sob o rótulo de que produziu "pedaladas fiscais". 



em junho de 2016 -- antes da ascensão de temer, mas já com dilma rousseff afastada -- o ministério público não declarava crime as tais pedaladas.  veja: 


é famosa a fala de romero jucá (então ministro de temer) se referindo a sergio moro como uma "torre de londres" (local de tortura e execuções, no passado) e, no mesmo discurso, pedir o grande acordo para estancar a sangria da tal operação lava-jato. todos sabemos, hoje, que ele falava em nome de seu chefe político, ridicularizado no sambódromo, anos depois, em 2018, como já foi dito acima.

jucá querendo acordo "com supremo, com tudo" - clica

romero jucá - breve perfil - clica

o que se viu em seguida ao golpe de agosto 2016 foi estarrecedor. o pré-sal praticamente doado a empresas estrangeiras, direitos trabalhistas -- que custaram sangue e suor por mais de 400 anos para acontecer -- jogados no lixo, blindagem de políticos com processos, principalmente geraldo alckimin, aécio, josé serra ou temer. 


gastos com publicidade praticamente triplicaram para redes como "veja", "band", "globo", "uol" ou "folha" ... as campanhas publicitárias da rede goslpista buscavam legitimar o governo -- devidamente escrachado no carnaval da "tuiuti" 2018 -- e emplacar a reforma trabalhista que aniquilava direitos trabalhistas e ações sindicais.

veja a diferença de gastos com publicidade com dilma (2015) e depois com temer (2016) clica



em março de 2018, presidente em exercício temer vai à casa de carmen lúcia, presidenta do supremo. constrangimento alheio, pois michel temer é investigado. réu se encontra com juíza. dias depois, lula é encarcerado.projeto dos anti-democratas: derrubar do poder a presidenta sem crime; prender ex-presidente, em segunda instância sem prova contundente, além de proteger aliados (golpistas) é a tragédia anunciado naquele agosto 2016.



não é difícil para nossa elite (que insiste em considerar o estudo um bem supérfluo) abraçar a ideia de que lula deve ser preso; que o crime está nas favelas; que gente com  marielle franco "colheu o que plantou" ou mesmo que um golpe militar seria importante. é estarrecedor.
nossa educação, desde o século 16, sempre foi jesuítica e ligada à elite. mesmo que escolas laicas tenham nascido, dezenas e dezenas de anos atrás, o modelo é o jesuítico. assim: um líder, um palco, plateia e discurso que reproduz o status quo da classe alta e professa coisas como "portugal é pátria mãe" (destruiu indígenas e roubou nosso minério); "tiradentes inconfidente ("inconfidente" é quem trai; tiradentes é chamado assim pelo colonizador -- brasileiro não deveria reproduzir tal atrocidade); "expansão do império romano" (invasão militarizada de um sistema violento que impôs idioma e religião aos povos da península ibérica); dentre outras tantas questões ... daí, quase zero de discurso sobre racismo, bullying ou intolerância sexual. perto de zero. até hoje. há exceções. poucas, mas há. quando professores e professoras abnegados tratam desses temas ditos polêmicos vemos surgir o grupelho fascista do "m.b.l." falando em "escola sem partido", censurando museu, sala de aula... um horror. a grande imprensa -- empresa da elite -- compra ideia, acreditando que falar mal do nazismo, denunciar racismo, debater cotas e tratar de reforma agrária é "coisa da esquerda". daí, como lula seria "da esquerda", o melhor era tentar não dar voz à educação promotora de debate cidadão; calar quem denuncia atrocidades por parte do estado; promover a manipulação de notícias (fake news); a prisão de progressistas sem prova etc etc.... daí pra entender assassinato de marielle fica fácil. 

disse lula, em abril, 2018, rio de janeiro:

"Eles não vão prender meus pensamentos, não vão prender meus sonhos. Se não me deixarem andar, vou andar pelas pernas de vocês. Se não me deixarem falar, falarei pela boca de vocês. Se meu coração deixar de bater, ele baterá no coração de vocês"
fonte - - clica

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mais sobe o golpe :

bob fernandes - jornalismo - clica

movimento econômico ineficaz... - economia pós-golpe - clica

procuradoria geral da república arquiva processos contra pmdb e aliados - clica

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veja vídeo sobre o livro de leandro karnal






sexta-feira, 13 de abril de 2018

aula intertextualidade - castro alves e mário de andrade





"boa noite, maria, eu vou-me embora" é verso do jovem castro alves, falecido aos 24 anos de idade, mas tempo suficiente para ser o mais contundente dos românticos, no brasil.
o poema chama-se "boa noite". e o que isso tem a ver com mário? o conto "vestida de preto", do livro "contos novos", cita esse verso. no texto de mário, o narrador é juca. apaixonado platonicamente por maria, uma prima com quem brincava, na infância. 
vale a pena ver como essas duas obras se ligam : assista-me!


quarta-feira, 11 de abril de 2018

história da arte - grécia #6





sexta aula da série "histórias da arte".
grécia.

minotauro, jônicos, pintura, lira etc etc...

civilização que atingiu seu apogeu entre os século V e IV a.C., a grécia influencia muito da arte renascentista e do design moderno.

assista :

veja as outras aulas de história da arte :

aula 5 - china  [ clica ]

aula 4 - índia [ clica ]

aula 3 - egito [ clica ]




terça-feira, 3 de abril de 2018

fotografia - atividade história da arte - ensino médio







em março de 2018, campinas, sp, na escola em que trabalho, fiz atividade extraclasse. o tema era a fotografia. o motivo: livro didático de beá meira trata do assunto, dentro do capítulo  respeito do realismo, estilo atístico do século 19. cita hercules florence, inventor da fotografia impressa, lá em 1833. interessante que, mesmo antes de daguerre, florence fez essa descoberta aqui, em campinas, américa do sul, isso mesmo. pena que pouca gente saiba disso.

mas atividade foi simples e rendeu bons trabalhos. tudo com os aparelhos celulares deles, os alunos da segunda série, ensino médio.

veja como :



sexta-feira, 30 de março de 2018

história da arte - china #5




toda vez que se fala da china, muita gente pensa em chá, muralha e kung fu. e é disso que a gente fala aqui nesse vídeo!

olhem, história da arte, o primeiro imperador, karatê, porcelana, kun fu wushu, a tal muralha,  além de participações legais de meus amigos henrique subi e regina ribeiro.
confira!



quinta-feira, 29 de março de 2018

olinda: de duarte coelho a dom hélder




segundo o pesquisador pernambucano gilberto freyre (1900 - 87), teria sido um criado do navegante duarte coelho quem proferiu a expressão "oh linda!", lá por 1535. gilberto cita texto, na verdade, de frei vicente salvador, escrito em 1627.
há quem afirme que a expressão foi do próprio coelho, capitão-donatário de pernambuco.
enfim, o que sabe é que a capitania de pernambuco recebeu seu donatário em março de 1535 e ficou por isso a data de fundação do local. rapidamente, o povoado foi alçado à condição de vila, em 1537. foi capital do que conhecemos hoje como estado e pernambuco. olindenses e recifenses, aliás, já tiveram um confronto, na histórica guerra dos mascates (1709-14).
olinda abriga construções religiosas como a catedral da sé, convento franciscano, mosteiro de são bento, a casa de alceu valença, o museu dos mamulengos, ladeiras e a vista sensacional do mar, quando se chega ao adro da igreja da sé.


segunda-feira, 26 de março de 2018

lista de livros unicamp 2019





LIVROS PARA LEITURA 
VESTIBULAR UNICAMP
[ novembro 2018 e janeiro 2019 ]


luís de camões, sonetos
jorge de lima, poemas negros 
ana cristina cesar, a teus pés 

clarice lispector, amor
guimarães rosa, a hora e a vez de augusto matraga 
machado de assis, o espelho
dias gomes, o bem amado

camilo c branco, coração, cabeça e estômago 
érico veríssimo, caminhos cruzados 
josé saramago, história do cerco de lisboa 

padre antônio vieira 
sermão de quarta-feira de cinza - 1672
sermão de quarta-feira de cinza – 1673
sermão de quarta-feira de cinza – que se não pregou por enfermidade do autor

veja alguns vídeos!








































terça-feira, 20 de março de 2018

matemática e literatura: projeto interdisciplinar



em 2017, junto ao professor ferdinando lobo, de matemática, fizemos um projeto com o livro bem humorado "newton e sua maçã", do poskiit. isaac newton, história, vídeos, ciência e arte. tudo junto e misturado, numa ação simples de fazer.
você, professor, professora, pode realizar.

veja como ficou.



sábado, 17 de março de 2018

#MariellePresente




março, 2018, na reunião de professores do cursinho contexto (valinhos, sp), prof marcelo yoshida lembrou de como se manifestou o filósofo safatle, no "café filosófico", aqui em campinas: em outras palavras, ele disse que o estado brasileiro, com intervenção militar, trata seus habitantes como inimigos potenciais. pode até se desfazer deles, se suspeitar de algo... é o estado de exceção.
a rede globo e revista veja, por exemplo, fizeram matérias sobre o assassinato de marielle e teve quem comemorasse. como todo mundo com um mínimo neurônios sabe, os temas e lutas de marielle jamais foram pauta de jornal nacional ou "veja" -- que não vejo nem leio por respeito a meu estômago.
parte do discurso da direita se apodera, hoje, do assassinato de marielle para justificar a intervenção, no rio. marielle, se alguém não sabe, defendia favelados contra abusos da polícia e do exército. entendeu, agora?
nossa elite mal escolada detesta pobres, negros, comunidade lgbt, bate  em mulher, assassina mulheres, querem armas na cintura, são os "cidadãos de bem". horror. são mais de 100 assassinatos de ativistas pelos direitos humanos, de 2017 pra cá. mais de 100. tentam calar essa gente porque ser democrático, educador, defensor da vida, pode fazer com que o mundo melhore... principalmente para os mais pobres.
vai ter luta.
conservadores e ultra-direitistas são sim em boa parte responsáveis por esse estado de exceção... foram eles que xingaram a presidenta, no início da copa do mundo de 2014. feito rato que sente cheiro de gato, o governador do estado, no dia do evento mais importante, em seu estado, não foi ao estádio, na ocasião. por que será?

história da arte - índia #4






quarto vídeo da série "história da arte". envio cada um para meus alunos do cursinho popular "contexto". e compartilho aqui para que, de repente, mais gente possa acessar essas dicas sobre história e arte.

hoje, índia.
shiva, buda, mahatma, ganesha, odissi, rio ganges e muito mais!

não perca!


segunda-feira, 12 de março de 2018

história da arte - egito # 3





terceira aula da série "história da arte" contempla o que se pode destacar da arte egípcia. desde cruz ansata, cachorro com corpo humano, pirâmides, olho torto, faraós ....muita coisa.

não perca!




veja a aula anterior ! mesopotâmia ! clique aqui

quinta-feira, 8 de março de 2018

história da arte - mesopotâmia #2




na sequência de nossa proposta de estudar, via linha do tempo, a história da arte, segue mais um vídeo, agora com o povo sumério, que viveu entre os rios tigre e eufrates, a mesopotâmia.

assista-me !



não deixe de ver a primeira aula, sobre arte rupestre :

aula anterior - história da arte #1 - clica

quarta-feira, 7 de março de 2018

a teus pés - ana cristina césar



A TEUS PÉS (1982)

poesia intimista com gosto pleo cotidiano. linguagem que também apresenta o prosaico, algum humor, versos livres, num livro povoado de referências literárias e de lirismo.

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mocidade independente 

Pela primeira vez infringi a regra de ouro e voei pra cima sem medir as consequências. 
Por que recusamos ser proféticas? E que dialeto é esse para a pequena audiência de serão?
Voei pra cima: é agora, coração, no carro em fogo pelos ares, sem uma graça atravessando o estado de São Paulo, de madrugada, por você, e furiosa: é agora, nesta contramão. 

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é confessional, um tanto visceral. 
contudo,  há mais jogo de frases do que uma profundidade que lhe atribuem. muito se fala dela -- e mais será dito, ao longo de 2018 por conta do vestibular -- em função de sua morte precoce, aos trinta anos. mas o foco precisa ficar nos textos. profundos ? nem tanto. a década de 1970 produziu poesia marginal de bom calibre, com cacaso, capinan, chacal, leila miccolis, até leminski. não dá pra comparar. a veia escritora de ana c. era ainda de quem tinha muito pra expor. não vimos. não veremos. mas há o que ler.

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vacilo da vocação 

Precisaria trabalhar — afundar — 
— como você — saudades loucas
 — nesta arte — ininterrupta 
— de pintar
— A poesia não — telegráfica — ocasional 
— me deixa sola — solta 
— à mercê do impossível —
— do real. 

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vestibular 2019, aqui no sudeste.
saber mais ?

assista-me!











terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

a sutil arte de ligar o f * da-se !





mark manson mora em nova york, estados unidos, a meca das ofertas de auto-ajuda, coaching, motivações das mais variadas, sempre sobre a linha singela da alegria e confiança em si.
pois o livro "a sutil arte de ligar o f*oda-se" remete o leitor a uma reflexão direta a respeito do que se entende por normalidade, sucesso, fracasso e busca de felicidade. busca não. alcance.
o livro possui nove capítulos:

1 - nem tente
2 - a felicidade é um problema
3 - você não é especial
4 - o valor do sofrimento
5 - você está sempre fazendo escolhas
6 - você está errado em tudo
7 - fracassar é seguir em frente
8 - a importância de dizer não
9 - e aí você morre

a literatura é o ponto de partida, capítulo 1, daí meu interesse.
charles bukowski (1920-94), abandonado pelo sistema, beberrão, pária social. escolhido por um editor de uma editora pequena, independente, após 50 anos de idade, charles conseguiu publicar seu livro. fez sucesso. segundo manson, porque nunca quis ser o que não era. decidiu ser ele mesmo.
já neste primeiro capítulo, o autor blogueiro dá o tom de toda a mensagem do livro: "o problema é o seguinte: a sociedade atual, através das maravilhas da cultura do consumo e do exibicionismo de vidas incríveis nas redes sociais, produziu uma geração inteira que enxerga esses sentimentos negativos (ansiedade, medo, culpa etc) como problemas"
ligar o foda-se é -- segundo manson -- fundamental para expiar falsas ideias de que o sucesso é a felicidade plena sem conflitos. 
eleger o que é importante na vida se torna o foco das mensagens do livro, quer seja através de exemplos como os de onoda, pete best, bukowski ou william james.
vale a pena ler o livro de manson, juro. 
pra você entender melhor, eu mudaria o título para "ensinando a sofrer da melhor forma" -- uma das frases do início da obra, aliás.
o autor destaca que houve, no estados unidos e -- consequentemente em seu quintal, a américa latina -- o desenvolvimento da cultura da autoestima alta. isso, segundo ele, se deu ali pelos anos 1960. supostos psicólogos, gente da medicina e encantadores de serpentes, em geral, passaram a cultuar a ideia de que com boa autoestima a sociedade melhoraria. passaram a criar prêmios, nas escolas, para qualquer atividade banal, desde chegar no horário até conseguir notas altas em avaliações. criou-se uma geração avessa à derrota. avessa á solidão, á tristeza. como se derrota, culpa, tristeza fossem o resumo do mal a ser evitado. essas circunstâncias, sentimentos, são humanos. não se foge do que é humano, quando se é gente. simples assim. ligar o foda-se significa crer que não seremos bons em tudo. somos medíocres na maioria das ações. não ser consumido pelas milhares de informações consumistas e promessas de que sucesso está ligado a não ter conflitos, isso realmente destrói uma pessoa.







história da arte -neolítico #1




através da o.n.g. "tempo bom", marcelo, joão, olívia e guillermo (dentre outros) abriram o curso pré-vestibular "contexto", em valinhos, estado de são paulo. lá, sou professor voluntário, assim como todos os demais. não há custo para os estudantes que, previamente, passam por entrevista e avaliações. 

veja notícia:
matéria com cursinho contexto - na foto, não é que sou eu?  (clica)

saiba mais sore a o.n.g. "tempo bom"
tempo bom - via facebook

além de falar sobre livros dos vestibulares de u.s.p. e unicamp, tenho iniciado uma série de vídeos com noções de história da arte. periodicamente, vou dividir aqui, neste espaço, os vídeos dessas aulas. de repente ajuda mais gente.

aula 1 - o que é arte e período neolítico.





dica sobre descoberta recente de arte rupestre clica - [ neanderthalis em ação !]

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

atividade interdisciplinar: oxigênio para escola




tenho pensado e tratado da questão da interdisciplinaridade há tempos.
já trabalhei com teatro estudantil, gincana virtual, fotografia, estudos do meio, sarau, música, vídeo, café filosófico, cinema, o diabo. quase sempre sozinho. no limite, com mais um professor. muitas das vezes, o trabalho era visto como um espetáculo, ou seja, um evento. um acontecimento que, na melhor das hipóteses, poderia se repetir, mas no outro ano.

já sofri um tanto com isso. hoje, só lamento não poder ter feito mais, agregado mais, ajudado mais nesse campo de atividades interdisciplinares.
necessário é que haja elemento catalisador de ações. um espaço de encontro de áreas ativas, na escola. um fórum, mesmo que virtual, via digital, para troca de ideias e possíveis ações ligadas a determinado tema, desde função da arte, produção de documentários, saúde mental, pesquisa sobre profissões ou moda através do século vinte. qualquer coisa.

essas atividades tiram as paredes que dividem salas de aula. deveria ser simples. 
não é porque poucas ações existem, nesse campo que, no limite, facilita o trabalho de professores porque há muitas mãos trabalhando. mãos e mentes, se permitem redundância.
numa reunião breve, objetiva, a pauta poderia ser:

1. o que fazer
2. como fazer
3. como avaliar


exemplo:

turmas de oitavo e nonos anos.
tema : "o que esperar do futuro"

1. organizar alunos em grupos de três a cinco integrantes; sugerir que organizem uma série de três perguntas envolvendo o tema
2. esses grupos podem ir à rua; podem entrevistar alunos e professores do ensino médio; podem buscar conferência em vídeo e conectarem-se a escolas de outras cidades para realizar a pesquisa etc etc...
3. a avaliação precisa ser decidida com o grupo de professores e coordenação: notas envolvendo conceitos de "a" a "d" ... ou de "a" até "e". a grade poderia ser algo como: tarefa cumprida totalmente (a); tarefa cumprida parcialmente (b); tarefa cumprida mas com falhas na estrutura etc (c) e por aí vai.

no ensino médio, com segunda série, fiz trabalho similar junto à área de matemática.


vejam como ficou :




visitar museu sempre é bom! mesmo que virtualmente, por aqui.





quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

di cavalcanti - modernista brasileiro - arte







emiliano augusto cavalcanti de paula albuquerque e melo. mais conhecido como di. isso mesmo, di cavalcanti. nasceu em 1897, falecido em 1976.
muralista, pintor, caricaturista, adido cultural, quase instintivo, modernista de vanguarda, um dos mais importantes artistas plásticos do país.
contemporâneo de anitta malfatti, tarsila, portinari e lasar segall, cavalcanti assegurou um espaço nesse grupo quando opta pelo subúrbio, pela morenice da mulher brasileira, tratando também de coletivos, da pobreza, a greve, o protesto e a paisagem natural também.

saber mais ?

assista-me!





















sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

convivência e tolerância - tema de redação




conviver com diferenças nunca foi uma tarefa fácil para gente urbana, geralmente. no campo, pra ficar no óbvio, as diferenças se unem pelo suor, muitas vezes. mas isso é outra conversa.
voltando ao mundo urbano.

por que colocamos o outro em determinadas casinhas, colchetes e o rotulamos? são os de "pé-no-chão", os "da praia", "skatistas", "coxinha", "comunista", "viado", "milico", "malaco", "elite", "professores", "boleiros", "drogados", "palhaços", "nazi", "budista" e por aí vai, lista sem fim.

o vídeo da televisão dinamarquesa vai ao encontro dessa minha (nossa) inquietação e é importante mostrar aos seus alunos.
rótulos não definem coisa alguma. não ajudam a melhorar relações. rótulo segrega.


questão importante: peça que seus alunos incluam uma outra pergunta àqueles que estão inicialmente nos quadrados.

agora, o que realmente importa é de onde vêm os primeiros rótulos?
por que rotular alguém pela aparência?...
sugira a seus alunos que escrevam um depoimento a respeito do vídeo. pode ser em forma do gênero diário ou autorrelato.

abaixo, um vídeo mais comercial, mas a intenção é parecida. se o professor estiver à vontade com seu grupo, pode mostrar também. acontece que é uma propaganda de cerveja, então é preciso alguma cautela e avaliar o contexto.




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saber mais ?
conhecer projeto do canal youtube/letradeletra?

veja os vídeos abaixo, comente, compartilhe com outros professores(as)


















segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

limites para arte - redação fuvest 2018




haverá limites para arte?
arte deve ter algum limite?

ou o termo "limite" esconde, na verdade, a "censura"?

sempre haverá quem se incomode com a liberdade alheia. foi assim com muita gente. com dali, banksy, graciliano ramos, cazuza, caetano, oscar wilde, bukowski, frida, malfatti e tantos outros artistas.

a fuvest, em janeiro 2018, pediu a seus concorrentes que fizesse um texto argumentativo discutindo a questão.

veja como foi:

[ fuvest 2018 ]



[ fuvest 2017 ]






terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

o evangelho segundo jesus cristo - josé saramago





publicado em 1991, "o evangelho segundo jesus cristo" é, com certeza, o mais icônico livro de saramago. custou a ele muitas críticas, incluindo um boicote do próprio governo português que vetou a candidatura do livro a um prêmio literário europeu. em 1993, transfere sua moradia para lanzarote, espanha.
romance de estilo que muito lembra um documentário, "o evangelho segundo jesus cristo" aborda a vida de jesus cristo, desde a anunciação, passando pela crucificação de josé carpinteiro, até a morte do próprio jesus, aos 33 anos. com momentos poéticos e outros tantos de ironia com os absurdos realizados em nome de deus, o livro traça painel da vida, na região de belém e nazaré, com refinado zelo histórico.
a relação do jovem filho de deus com maria de magdala, prostituta, é uma abordagem que mais humaniza do que diviniza a questão da vida do mito cristão. 
resolve sair de casa, aos 13 anos, deixando para trás, maria e oito irmãos. vive com pescadores e realiza o milagre dos peixes na rede. assediado por outros pescadores, por conta do milagre, jesus parte e, no caminho, pede ajuda para ferimento no tornozelo. é a casa de maria magdala. ela o ensina a amar e revela que ele é o amado que ela esperava. nunca os cânticos de salomão foram tão sutilmente utilizados como neste livro.

saber mais ?

eu e henrique subi resolvemos falar um pouco do livro.
assista-nos!






quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

o que é arte ?



[ paulo bruscky ]


arte. o que é?
arte é produto do ser humano, desde o neolítico e paleolítico. cavernas na frança, inscrições no piauí, dentre outras, remontam 20 mil anos a.c. ... às vezes mais.
preservar a existência, reconstruir e subjugar a realidade são princípios antigos da humanidade naquilo que se convencionou chamar de expressão artística.
artificial. repara: aquilo que a natureza não dá.
o que foi considerado arte, tempos atrás, pode não ser hoje. o conceito é vago porque fruto da subjetividade humana. não é possível imaginar o ser humano sem o sonho e a criatividade. como já disse andré malraux, arte é um antidestino.
há quem queira interpretar uma obra baseando-se naquilo que o artista-pessoa possa ter vivido. é um reducionismo simplório e besta. daí, nasce a desconfiança, medo, raiva, como se uma peça de cerâmica, papel, granito ou tinta fosse a própria existência em três dimensões. a censura à arte é um maneira de tortura. toda censura é tortura, crime. 
os trabalhos de brannand, em recife -- veja vídeo abaixo -- dão mostra de como alguém com necessidade de transmitir seu recado é bem sucedido quando há apoio... ou, na pior das hipóteses, não há entraves, censuras, desconfianças. 
liberdade para transmitir recado criado permite que se compreenda que a tal obra não significa necessariamente o pensamento de quem a criou. deveria ser simples. desde os homens nas cavernas que pintavam bisões (espécie bovina) com flechadas e não queria dizer que a pessoa que desenhou fez o ato. criar é do homem porque gera prazer, traz alívio e, ás vezes, sustento. quantas pessoas são capazes de fazer uma refeição que elas não podem comer? por que tudo que um artista faz precisa ser interpretado apenas  a partir do que não se gosta, nem se comprende? simples: para evitar que o outro -- o artista -- seja livre.







sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

leandro karnal: todos contra todos






livro de leandro karnal, filósofo, historiador, escritor, expõe, de modo quase didático, as idiossincrasias de nossas relações sociais, neste século 21, em especial, no quesito rede sociais.
temas como racismo, ódio, política nacional, preconceito quanto ao gênero, aparecem em seus textos.

saber mais?
assista-me!


segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

redação unicamp 2018 e a pós-verdade




o vestibular da universidade estadual de campinas, unicamp, neste janeiro 2018, cobrou dos candidatos um debate -- em forma de discurso de palestrante -- a respeito da pós-verdade. tem sido comum, nos últimos anos, o crescimento dessa atividade (pós-verdade) que é sustentação típica da falta de embasamento argumentativo de nossa elite e boa parte da classe média que usa redes sociais. nelas, nas redes, opinião é verdade. opinião é argumento válido. como nada mais há além da superficialidade, sobra ódio e alienação. notícias falsas nascem daí. eu já recebi, em grupo de "wzap", notícia falsa, a respeito de política brasileira. retruquei, alertando que era notícia falsa. adiantou zero. existe até gente adulta, diplomada, mas que se instrui da própria raiva por não entender o mundo em que se vive. é triste essa solidão da ignorância.
o papel da escola é importantíssimo, nesse quesito -- e em outros, claro -- daí a proposta de redação da unicamp acertar na veia a questão da pós-verdade.
professores, principalmente os de ensino fundamental e médio, devem instigar alunos ao debate sobre realidade, ética e vida com as diferenças. democracia, leitura, escrita etc etc etc.
claro, o professor deve também fazer o mesmo tipo de exercício para não correr o risco de ser reprovado no quesito "educador".

os vídeos abaixo tratam dos temas "política", "educação" e "leitura". vale a pena.
veja, deixe comentário.







recife : arte e frevo




viagem a recife, neste início e 2018. muito impactante. calor, praia de boa viagem extensa que permite o clichê "a perder de vista". igrejas, bolo de rolo, rios, pontes, muita história, arte de francisco brennand e a memória holandesa que pulula pela cidade.

saber mais?
assista-me!


sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

o que é romance






gênero literário dos mais populares, nos últimos duzentos anos, o termo romance também se transformou num símbolo de lirismo, relacionamento amoroso.

descubra o porquê.
assista-me!


destaques

tudo que move é sagrado

  beto guedes tudo que move é sagrado é o primeiro verso da canção "amor de índio", parceria com ronaldo bastos,  olha:         tu...

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