crianças e adolescentes em tempos de crise climática
não é só isso [ leituras de cotidiano ]
Diante do agravamento dos eventos climáticos extremos no Brasil e no mundo, como as enchentes no Rio Grande do Sul em 2024, que afetaram milhões de pessoas e interromperam o acesso à educação, saúde e moradia, o Instituto Alana lança, em parceria com o Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o guia “Cuidar e proteger: infâncias e adolescências em tempos de crise climática”, que busca fortalecer e ampliar o alcance do documento "Recomendação do Conada para proteção integral de crianças e adolescentes em situação de riscos e desastres climáticos", publicado em 2024. O material, apresentado durante a Semana nacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, realizado em Brasília, (...) oferece diretrizes práticas para que gestores públicos, conselheiros tutelares e diferentes profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) estejam preparados para enfrentar os impactos da crise climática com foco na proteção integral de meninos e meninas. (...)
https://alana.org.br/cuidar-e-proteger/
. . . . . . . . . . . . . .
recomendação de estudo: fazer paráfrase do texto acima, ou seja, reconte, com suas palavras, o que leu, minimamente. depois volte aqui para ler o texto abaixo.
vejam: a crise climática não destrói só casas. ela interrompe as aulas, quebra rotina, empurra crianças para a insegurança, o abandono e a à violência. por isso o instituto alana, junto ao conanda e ministério dos direitos humanos, lançou guia com um título simples: cuidar e proteger. não é texto para inglês ver. é um manual para quando a água sobe, o chão cede e o estado costuma falhar.
na lata:
o texto não é sobre o clima, simplesmente. não e só isso. o que se lê é a questão do acolhimento: quem a gente deve cuidar, diante de tempos com crise climática e o agravamento da violência contra crianças e adolescentes.
olhe, a análise do texto vai pouco além da simples percepção de sentido. se você leu e entendeu que é preciso cuidar de crianças e adolescentes, ficou pela metade sua tarefa. não é só isso. então, procure fazer questões e buscar mais a essência: por que a crise acontece? o que ela tem a ver com crianças e adolescentes? é por aí.
. . . . . . . . . .
"não é só isso" é uma série
são postagens para alcançar quem tem dificuldade com intrepretação textual -- ela é dedicada a leituras comentadas de textos de cotidiano e outros mais literários também
"não é só isso" quer sensibilizar educadores e educadoras que queiram usar — ou adaptar — essas leituras em sala de aula ou fora dela
. . . . . . . . . .
se puder, divulgue o link da postagem, ajuda o engajamento e, principalmente, o alcance a mais pessoas que queiram aprender. agradecido!

Comentários
Postar um comentário
comente --