segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017
aprendendo redação #2 [ norma padrão ]
[ as respostas do exercício, do post "aprendendo... #1" estão no final ]
- por que usar norma padrão nas redações ?
- por que não podemos escrever de nosso jeito?
estas são as principais questões que ouço, quando o assunto é produção de texto
vamos às explicações
primeiro: a norma padrão é considerada nacional; pode ser utilizada em praticamente todas as situações formais: produção de texto para concursos; discurso de formatura, mensagem eletrônica a alguém com quem não temos intimidade; textos escolares quaisquer etc
segundo: nós todos podemos escrever do jeito que quisermos, sabendo que o interlocutor irá nos compreender... tudo certo. já fazemos isso, normalmente, com bilhetes para familiares, mensagens em redes sociais, gifs digitais, memes etc etc .... o que é sempre importante lembrar é que a norma padrão é aquela a ser cobrada em qualquer concurso, o que -- é claro -- inclui os vestibulares.
pesquise: o que é variação linguística ?
[ use, no máximo, dois parágrafos como resposta ]
ler : o mito da caverna
texto de marilena chauí - - clica
ver charge abaixo (laerte) :
escrever: qual relação é possível estabelecer entre o texto de chauí e a mensagem embutida no desenho? [ dois parágrafos, no máximo ]
- - - resposta no próximo post [ aula #3 ]
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
respostas do post #1 - aula passada
veja como foi #1
aula 1 - aprendendo redação - clica
- a cena mostra uma praia repleta de pessoas brancas, aproveitando o feriado da consciência negra, enquanto negros exercitam o sub-emprego
- a cena sugere uma sarcástica divisão de tarefas : brancos descansam e negros trabalham, justamente servindo aos brancos, ou seja, no dia da "consciência negra" percebe-se que a parte da sociedade mais prejudicada ainda é a dapopulação negra
- o público-alvo a ser atingido, basicamente, é aquele composto por pessoas brancas, da elite, que pouco se importam com a questão social da diferença entre negros e brancos; obviamente, a charge também se dirige ao público oprimido, quem sabe tentando fazê-los continuar na luta
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quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017
lugar de aprender
em se tratando de escolas, sabemos que a uniformidade é uma herança secular por aqui. algo entre o militar e o canônico: todo mundo em fila, repetição em coro de alguma palavra qualquer da resposta de um teste, os mesmos gestos, valor ao silêncio etc. para rever esse processo, conselhos de classe e reuniões periódicas entre professores e diretores são fundamentais, daí abre-se o momento do replanejar. nessa linha, percebemos também o modus operandi escolar quando o tema é leitura. sempre, sempre, desde o fim do ensino fundamental até o médio, cabe apenas à área de língua portuguesa o trabalho com leitura. por que não estender essa história a outras áreas?
veja-me e saiba mais!
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terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
apenas eu te aceito ... - soneto - jorge de lima
jorge de lima é poeta do século 20. brasileiro. passeou pelo estilo clássico até o moderno de versos livres e brancos.
um de seus trabalhos é "livro de sonetos". olhem, não é fácil fazer um, quanto mais dezenas... enfim, escolhi este, porque há um vestibular, aqui na região, que irá cobrá-lo.
vamos a ele.
Apenas
eu te aceito, não te quero
nem te amo, dor do mundo. Há honraria
que nos abate como um punho fero
mas aceitamos com sobrançaria.
A um vate grego certo rei severo
vazou-lhe os olhos para não fugir.
Ó dor do mundo, eu vivo como Homero,
aceito a provação que me surgir.
Homero a tua história sinto-a; e urdo
o teu destino, o meu e o de teu rei.
Mas só teus olhos nossos passos guiam,
e inda tens vozes para o mundo surdo,
e luz para os outros cegos, luz que herdei
com a aceitação dos olhos que não viam.
nem te amo, dor do mundo. Há honraria
que nos abate como um punho fero
mas aceitamos com sobrançaria.
A um vate grego certo rei severo
vazou-lhe os olhos para não fugir.
Ó dor do mundo, eu vivo como Homero,
aceito a provação que me surgir.
Homero a tua história sinto-a; e urdo
o teu destino, o meu e o de teu rei.
Mas só teus olhos nossos passos guiam,
e inda tens vozes para o mundo surdo,
e luz para os outros cegos, luz que herdei
com a aceitação dos olhos que não viam.
- é um soneto : 14 versos metrificados e caráter lírico
- decassílabo
- decassílabo
- "vate" : escritor
- "sobrançaria" : qualidade de pessoa que age com superioridade
- homero, diz a história, era poeta cego
- aqui, o eu lírico homenageia homero que, mesmo cego, melhora a visão de mundo daqueles que sofrem ("outros cegos")
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segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
aprendendo redação #1
para que uma boa redação funcione, é preciso norma padrão. é o que os exames vestibulares exigem -- e com razão. nada parecido com o que faço aqui, usando minúsculas e tropeçando na pontuação, porque isso que você lê agora é um blog e não um documento oficial etc etc.
feita a observação, vamos ao que interessa:
o que você vai precisar
a) rascunho
b) lápis ou caneta
c) tema
d) coletânea de textos e imagens
e) um orientador (eu)
primeiros passos
são três os tipos de texto (gêneros) que encontramos mais comumente:
* descrição * narração * dissertação
para os exames vestibulares, muito comum o último item, "dissertar"
vamos começar com textos curtos.
dissertar engloba vários tipos de texto: aula, resenha, editorial, redação argumentativa, seminário, carta aberta etc.
pois bem, veja esta charge do angeli:
1) escreva um parágrafo (duas ou três frases) descrevendo a cena acima.
2) o que a cena sugere, do ponto de vista social ?
3) qual público-alvo o cartunista procurou atingir? justifique.
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quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017
pedras que rolam
um certo cientista russo, tal de damir, disse que o mundo (no caso, nosso planeta) acaba amanhã, 16 de fevereiro. um asteroide chegando vai fazer a maior quizumba por aqui, morreremos todos.
a nasa já assumiu que tem mesmo uma pedrona se aproximando do nosso planeta, mas vai passar uns 51 milhões de quilômetros daqui. ou seja, continua trabalhando aí pra pagar o cartão. tudo sonho russo.
e o suposto cientista deveria voltar a estudar.
51 milhões de quilômetros é mais ou menos metade da distância entre os paneleiros de 2016 -- com camisa amarela -- e livros de história.
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segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017
newton não gostava de maçãs
SEGREDOS QUE NÃO CONTEI
isaac newton nasceu no século 17, faleceu no 18. para nossa sorte, sobreviveu às pestes e ao grande incêndio de londres. publicou material vasto sobre cálculo e outros assuntos, como gravitação, cores etc.
"newton e sua maçã" é livro divertido de poskitt. é del que escrevo agora.
a história em si, começa com um capítulo de
sugestivo nome: “estranha história
de alice”. trata-se de uma semente que,
desde o mercado até o intestino de um pássaro, percorre o caminho da terra até
transformar-se naquela árvore mítica de newton. aquela que lhe deu a maçãzada
na ideia. alice, claro, lembra a própria, do “país das maravilhas”, livro de carrol, por sinal, matemático...
pois este aqui narra a vida do
inglês newton, desde dezembro de 1642 até sua morte, março de 1727. figuraça esse isaac, com algumas manias e quase nenhum amigo, desdobrou
história da astronomia, da matemática e ainda melhorou a teoria das cores,
mesmo tentando enfiar palito no olho.
filósofo, cientista, alquimista, newton foi para cambridge morar com um tal wickins. ficaram juntos por praticamente vinte anos, depois wickins se cansou das manias alquimistas e pagãs de isaac e deu o fora. ah, tinha mania por vermelho. pintou o quarto com essa cor, tirando matéria prima sabem de onde?... de um carneiro. e o desenho no livro é bem sugestivo...
isaac fez parte do parlamento inglês, quando guilherme (holandês) assumiu, para alívio do newton que, vez por outra, falava mal da igreja, contrariando gente do quilate do rei jaime e outras lideranças menores mas não menos violenta.
e a história da maçã? hãn? verdade ou mito?
filósofo, cientista, alquimista, newton foi para cambridge morar com um tal wickins. ficaram juntos por praticamente vinte anos, depois wickins se cansou das manias alquimistas e pagãs de isaac e deu o fora. ah, tinha mania por vermelho. pintou o quarto com essa cor, tirando matéria prima sabem de onde?... de um carneiro. e o desenho no livro é bem sugestivo...
isaac fez parte do parlamento inglês, quando guilherme (holandês) assumiu, para alívio do newton que, vez por outra, falava mal da igreja, contrariando gente do quilate do rei jaime e outras lideranças menores mas não menos violenta.
e a história da maçã? hãn? verdade ou mito?
olhem, para saber mais sobre o livro e o inglês, assista-me !
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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017
heitor dos prazeres - arte brasileira
heitor é artista plural. carioca, negro, sambista, pintor, tinha um papagaio e fez parceria com noel rosa. para poucos.
o que significa sua obra? por que é chamada de "arte naif" ?
assista-me !
:)
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sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017
redação fuvest - menoridade em kant
o tema da redação para o vestibular da usp (fuvest), janeiro 2017, tratou da questão da menoridade, em kant (séc 18)
questionava o vestibulando se o homem saiu de sua menoridade... será?
veja como seria fazer uma redação argumentativa.
bons estudos!
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quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017
resumo de "a volta do marido pródigo" - sagarana
lalino é o apelido de eulálio. uma figura ladina, malandra, esperta. minas gerais.
trata-se de mais um conto do fabuloso guimarães rosa.
o livro chama-se "sagarana", uma obra fundamental de nossa literatura.
para saber mais, assista-me!
veja também outras histórias do mesmo livro.
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terça-feira, 31 de janeiro de 2017
fazendo redação - texto argumentativo
se você acha que escrever é um bicho de dez cabeças... -- na verdade, deve ter umas duas ou três -- seus problemas acabaram !
texto argumentativo é o gênero mais cobrado nos vestibulares.
então, veja!
divulgue!
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sábado, 28 de janeiro de 2017
saúde literária - revista vida simples
[ m bandeira, rio de janeiro ]
a revista vida simples, fevereiro 2017, traz matéria robusta sobre função da literatura, em nossa sociedade. revela que pode salvar vidas. funciona como terapia. mas é preciso remédio tarja preta: os clássicos. não são pra qualquer um.
é como uma criança tomar remédio em dose para adulto. não vai dar certo. por isso sou frontalmente contra adoção de clássicos mundiais nas escolas, dentro do nível fundamental -- 5o a 9o ano. adaptações infanto-juvenis por vezes mudam até o gênero do texto, como já vi "os lusíadas" em prosa. ou "hamlet" igualmente em prosa, numa linguagem de desenho animado. horror.
escola e professores devem procurar melhor caminho para estímulo da leitura em adolescentes. quem adota clássico repaginado está olhando para os pais e não para os alunos. parece que alta literatura causaria algum impcato na comunidade. bobagem.
mas o texto da revista "vida simples" não trata especificamente deste tema (literatura para jovens), mas me serviu de mote aqui pra eu destilar minha chatice.
os sites das revistas "carta capital" (carta educação) e "nova escola" são um bom começo para quem tem dúvidas a respeito desse tema. é normal ter dúvidas péssimo é quem se acomoda e não faz pergunta.
carta educação - - clica
revista nova escola - leitura digital - clica
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sexta-feira, 20 de janeiro de 2017
sermão da quarta-feira de cinzas 1672 - padre vieira
barroco e religioso (quase um pleonasmo, em se tratando de latinos), vieira trata da necessidade de reflexão, por parte de seus fiéis. é um sermão pregado no primeiro dia da quaresma. ano: 1672. onde: roma, na igreja de sto antônio dos portugueses.
segundo o texto, o homem deve ter consciência de que é mortal e não comportar-se como um imortal.
trechos fundamentais :
Duas
coisas prega hoje a Igreja a todos os mortais, ambas grandes, ambas tristes,
ambas temerosas, ambas certas. Mas uma de tal maneira certa e evidente, que não
é necessário entendimento para crer; outra de tal maneira certa e dificultosa,
que nenhum entendimento basta para a alcançar. Uma é presente, outra futura,
mas a futura veem-na os olhos, o presente não a alcança o entendimento. E que
duas coisas enigmáticas são estas? Pulvis es, tu in pulverem reverteris: Sois pó, e em pó vos haveis de
converter.
Sois pó, é a presente; em pó vos
haveis de converter, é a futura. O pó futuro, o pó em que nos havemos de
converter, veem-no os olhos; o pó presente, o pó que somos, nem os olhos o
veem, nem o entendimento o alcança. (...) - [parte I ]
Enfim,
senhores, não só havemos de ser pó, mas já somos pó: Pulvis es. Todos os embargos que se podiam pôr
contra esta sentença universal são os que ouvistes. Porém como ela foi
pronunciada definitiva e declaradamente por Deus ao primeiro homem e a todos
seus descendentes, nem admite interpretação, nem pode ter dúvida. Mas como pode
ser? (...) A razão é esta. O homem, em qualquer estado que esteja, é certo que
foi pó, e há de tornar a ser pó. [ parte II ]
Esta nossa chamada vida não é mais
que um círculo que fazemos de pó a pó: do pó que fomos ao pó que havemos de
ser. Uns fazem o círculo maior, outros menor, outros mais pequeno, outros
mínimo. Quem vai circularmente de
um ponto para o mesmo ponto, quanto mais se aparta dele tanto mais se chega
para ele; e quem quanto mais se aparta mais se chega, não se aparta. O pó que
foi nosso princípio, esse mesmo, e não outro, é o nosso fim (...) [ III ]
Acalmou o vento, cai o pó, e onde o
vento parou, ali fica, ou dentro de casa, ou na rua, ou em cima de um telhado,
ou no mar; ou no rio, ou no monte, (...)
Assim
como o vento o levantou, e o sustinha, tanto que o vento parou, caiu. Pó
levantado, Adão vivo; pó caído, Adão morto: Et mortus est.
Este foi o primeiro pó, e o primeiro vivo, e o primeiro condenado à morte, e
esta é a diferença que há de vivos a mortos, e de pó a pó. Por isso na
Escritura o morrer se chama cair, e o viver levantar-se. [ IV ]
Abri
aquelas sepulturas e vede qual é ali o senhor e qual o servo; qual é ali o
pobre e qual o rico? distingui-me ali, se podeis, o valente do fraco, o formoso
do feio, o rei coroado de ouro do escravo (...) carregado de ferros?
Distingui-los? (...) Não por certo. O grande e o pequeno, o rico e o pobre, o
sábio e o ignorante, o senhor e o escravo, o príncipe e o cavador, o alemão e o
etíope, todos ali são da mesma cor.
(...)
Se
quereis ver o futuro, lede as histórias e olhai para o passado; se quereis ver
o passado, lede as profecias e olhai para o futuro. (...) Olhai para o passado
e para o futuro, e vereis o presente. [ V ]
Ou
cremos que somos imortais, ou não. Se o homem acaba com o pó, não tenho que
dizer; mas se o pó há de tornar a ser homem, não sei o que vos diga, (...). A
mim não me faz medo o pó que hei de ser; faz medo que há de ser o pó. Eu não
temo na morte a morte, temo a imortalidade; eu não temo hoje o dia de cinza,
temo hoje o dia de Páscoa, porque sei que hei de ressuscitar, porque sei que
hei de viver para sempre, porque sei que me espera uma eternidade, ou no céu,
ou no inferno. [ VI ]
Aristóteles
disse que entre todas as coisas terríveis, a mais terrível é a morte. Disse bem
mas não entendeu o que disse. Não é terrível a morte pela vida que acaba, senão
pela eternidade que começa. Não é terrível a porta por onde se sai; a terrível
é a porta por onde se entra.
Se
olhais para cima, uma escada que chega até o céu; se olhais para baixo, um
precipício que vai parar no inferno, e isto incerto. (...)
Tanto
medo, tanto receio da morte temporal, e da eterna nenhum temor? Mortos, mortos,
desenganai estes vivos. (...)
E
porque espero da vossa piedade e do vosso juízo que aceitareis este bom
conselho, quero acabar deixando-vos quatro pontos de consideração para os
quatro quartos desta hora. Primeiro: quanto tenho vivido? Segundo: como vivi?
Terceiro: quanto posso viver? Quarto: como é bem que viva? Torno a dizer para
que vos fique na memória: Quanto tenho vivido? Como vivi? Quanto posso viver? Como é bem que viva? [
VII ]
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quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
pixadores, uni-vos
o prefeito de são paulo, dória jr, insiste em declarar guerra às pichações acreditando que elas sujam a cidade. é relativo. os pichadores são voz de parcela da população. por que não ouvi-los? assim como dependentes químicos de drogas não são, necessariamente, bandidos, esses artistas das ruas são parte ativa da população urbana paulista e merecem todo respeito.
o prefeito usa de um artifício extremamente preconceituoso e elitista ao considerar aquilo que faz o cidadão quase anônimo um crime.
falta espaço aos pichadores, sr, prefeito. falta dar voz a eles e a tantos outros ... falta espaço pra muita gente, até para os garis, malabaristas de farol, circenses, pessoas comuns que, detalhe, gostam da cidade viva, diferente do senhor.
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terça-feira, 17 de janeiro de 2017
pixadores, uni-vos
o prefeito de são paulo, dória jr, insiste em declarar guerra às pichações acreditando que elas sujam a cidade. é relativo. os pichadores são voz de parcela da população. por que não ouvi-los? assim como dependentes químicos de drogas não são, necessariamente, bandidos, esses artistas das ruas são parte ativa da população urbana paulista e merecem todo respeito.
o prefeito usa de um artifício extremamente preconceituoso e elitista ao considerar aquilo que faz o cidadão quase anônimo um crime.
falta espaço aos pichadores, sr, prefeito. falta dar voz a eles e a tantos outros ... falta espaço pra muita gente, até para os garis, malabaristas de farol, circenses, pessoas comuns que, detalhe, gostam da cidade viva, diferente do senhor.
clica abaixo - -
os gêmeos - - cidade cinza
trailer cidade cinza - muito necessário
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azeite futebol clube
E se a literatura fosse um jogo de futebol?
Fiz minha escalação da seleção lusitana.
EQUIPA
: Alentejano de Desportos
Presidente :
Dom Dinis
Técnico : Augustina Bessa-Luís
GUARDA REDES –
Vieira. Com aquela roupona e o hábito de gesticular, é garantido na meta.
Deixou o bom Anchieta a ver navios, no banco.
ALA DIREITA –
Alexandre Herculano. Tendo um nome desses e tendo escrito o intragável
"Eurico...", só pode ficar ali mesmo, na direita.
DEFENSOR –
Antero de Quental. Na juventude, foi um ótimo avançado, mas depois recuou,
quase saiu do time. Quando entra em depressão, é chamado para seu lugar Gil
Vicente.
LÍBERO – José
Saramago. Bom no drible curto, faz cobertura dos alas, mas não se dá bem com
Helder, preferindo jogadas com Camões ou mesmo lançamentos longos para o
abobado Bocage.
DEFENSOR –
Miguel Torga . É ótimo no desarme, mas está quase sempre contundido. Em seu
lugar, costuma entrar Camilo Castelo Branco (eleito melhor jogador da liga dos
detentos)
ALA ESQUERDA –
Almeida Garret. Nacionalista, luta por um time mais aberto e por intercâmbio
com estrangeiros, sendo muito criticado por isso.
MÉDIO –
Fernando Pessoa. Assumindo várias posições durante o jogo, é o coringa do time,
apesar de que nem sempre seus colegas sabem a quem cumprimentar, depois de um
gol seu.
MÉDIO AVANÇADO
- Camões. Por ter um olho só, corre bastante, mas só pelo lado direito, pois
daí as tabelas com Bocage e Saramago. Joga melhor com o campo molhado.
AVANÇADO –
Bocage. Só seu bafo derrubaria metade da defesa adversária. Costuma dormir em
campo, mas faz boa tabela com Camões
ATACANTE -
Herberto Helder. Desengonçado, faz papel do artilheiro rompedor, com
objetividade, dribla no momento certo, sendo goleador do time.
ATACANTE - Eça
de Queiroz. Influente com o técnico, roubou a posição de Mário de Sá-Carneiro,
depois de envenenar sua bebida.
Carlos H
Carneiro
professor de
literatura e massagista de parágrafo
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segunda-feira, 16 de janeiro de 2017
camões unicamp 2017
uma das questões de português, ontem, 15 janeiro, no vestibular unicamp, foi esta:
Leia o soneto abaixo, de Luís de Camões.
“Enquanto quis Fortuna que tivesse
esperança de algum contentamento,
o gosto de um suave pensamento
me fez que seus efeitos escrevesse.
Porém, temendo Amor que aviso desse
minha escritura a algum juízo isento,
escureceu-me o engenho com tormento,
para que seus enganos não dissesse
Ó vós, que Amor obriga a ser sujeitos
a diversas vontades! Quando lerdes
num breve livro casos tão diversos,
verdades puras são, e não defeitos...
E sabei que, segundo o amor tiverdes,
Tereis o entendimento de meus versos!”
a) Nos dois quartetos do soneto acima, duas divindades são contrapostas por exercerem um poder sobre o eu lírico. Identifique as duas divindades e explique o poder que elas exercem sobre a experiência amorosa do eu lírico.
b) Um soneto é uma composição poética composta de 14 versos. Sua forma é fixa e seus últimos versos encerram o núcleo temático ou a ideia principal do poema. Qual é a ideia formulada nos dois últimos versos desse soneto de Camões, levando-se em consideração o conjunto do poema?
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
respstas possíveis :
a) as duas divindades seriam o Amor e a Fortuna (destino); a primeira impede que o poeta exponha seus desenganos diante do amar e a segunda lhe deu esperanças de felicidade
b) a ideia formulada, ao final, é a de que só aquele que experimentou o amor e o sofrimento que ele causa pode entender seu soneto
* mais que isso é saber que comentei este poema, meses atrás, neste vídeo
confira
domingo, 15 de janeiro de 2017
um café para o aurélio #1
novíssimo dicionário do carneiro!
ALENCAR – escritor nacionalista
brasileiro que adorava imitar o modelo europeu de folhetins; ficou famoso por
ter inventado Iracema, a virgem dos lábios de mel, da tribo Tabajara... O nome
da índia, aliás, é anagrama de “américa”, mas isso você já sabia. Famosa mesmo
é Jesuína, a primeira figura da literatura nacional a se apaixonar por outra
mulher, assim, sem rodeios... está lá, em “Lucíola”... e dizem que romântico é
moralista. Eita, cearense porreta!
AMOR – estado em que dor e prazer se
confundem. Sinônimo de aventura. “Roma” de trás pra diante. Sentimento bem inferior à paixão. Palavra que
fez a fama de Freud. Diz-se de certa personagem, Ofélia, em “Hamlet”. Ou
Isabel, em “O Guarani”. Todos acreditam que é isso, o amor, que acontece em
“Werther”, mas não é.
BEIJO – convenção social
de pele, significa “salivei em você”; atividade intra-labial que
produzia, antigamente, sapinho, hoje dá uma grana preta quando seguida de gravidez de roqueiro
ou jogador de futebol; existe o “da mulher-aranha”, o de Judas e aquele
“desentope o tanque”. Beijo ótimo é o que se ganha de repente, seguido de
abraço. Leia “O Primeiro Beijo”, de Clarice Lispector, ou o capítulo “O
Penteado”, em “Dom Casmurro”.
CAETANO – Diz-se de entidade supra religiosa de origem
baiana. Um dos iniciadores da Tropicália e dono de profundo mau-humor quanto à
imprensa ou a quem quer que possa criticá-lo... ou a João Gilberto. Compositor
de uma música só (Sampa), acredita ser o enviado do destino para curar os males
do país. Entra para a história como cantor de festival de televisão.
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terça-feira, 10 de janeiro de 2017
minha vida de menina - helena morley
"minha vida de menina", helena morley, é livro saboroso, modernista, feito em forma de diário, entre os anos 1893 e 95. helena é pseudônimo de alice brant. diamantina, minas gerais.
vale a pena.
saber mais?
assista-me!
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segunda-feira, 9 de janeiro de 2017
fuvest 2017 - 2a fase
a avaliação de português, domingo, dia 8, priorizou entendimento de texto, coesão, literatura e figura de linguagem, basicamente.
foram 10 questões dissertativas. cada uma com dois itens, "a" e "b".
na parte de literatura, questões relativamente fáceis, principalmente a quem debruçou-se sobre os livros. aqueles que se atreveram a ficar nos resumos, não devem ter conseguido muito sucesso, principalmente nas questões envolvendo "sagarana" e "vidas secas".
a questão envolvendo "o cortiço" deu prioridade à teoria do movimento naturalista, ou seja, o "romance de tese" que, no limite, fazia crer ao leitor que o ser humano era fruto do meio em que vivia; era escravo dos instintos. o francês taine reuniu as variadas teorias do comportamento humano que ficaram conhecidas como "determinismo".
em "sagarana", o vestibulando era levado a explicar como era a relação entre matraga e joãozinho, além de destrinchar a intertextualidade presente na expressão "homem do jumento", atribuída a matraga, no final da história.
no primeiro caso, simples: ambos se conheceram por acaso, e joãzinho reconheceu naquele homem do campo um parceiro, alguém que sabia atirar e poderia fazer parte do bando. o respeito cresce pois matraga recusa a oferta, preferindo a vida no sítio de quitéria e serapião. seria um ultraje ao jagunço joãozinho bem-bem, mas este reconhece a força de matraga e prefere partir.
o segundo ponto, sobre "homem do jumento", revela intertextualidade com o novo testamento, quando o mito cristão jesus entra em jerusalém montado num jumento. é o símbolo da salvação do povo do rala coco, uma vez que matraga mata aquele que ameaçava a população.
clique aqui para ver a prova de português, janeiro 2017
sempre é bom ler os livros, todo mundo sabe. das 10 questões, 4 trataram da literatura. é quase metade da avaliação. a segunda fase não permite vacilo, porque feita de modo dissertativo, ou seja, cabe ao vestibulando elaborar resposta coerente dentro do espaço dado. para isso, é necessário o treino com a escrita e a leitura feita completamente.
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domingo, 8 de janeiro de 2017
o que é renascimento
o que é o renascimento?
movimento cultural e científico ocorrido entre os séculos 14 e 16, influenciou gente como camões, shakespeare, michelângelo, clouet e muito mais.
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segunda-feira, 26 de dezembro de 2016
morrer aos poucos
"não quero que uma nota de alegria se cale por meu triste passamento"
é verso do jovem azevedo, o maneco álvares, lá do século 19.
apesar da pouca idade (morreu ao 21 anos), sabia o que era morrer estando vivo.
não sei se pediria para que a festa continuasse depois que eu explodisse dessa vida... mundo, aliás, que qualquer pinguim cego teria feito um pouco melhor.
justiça, honestidade, respeito, esperança, acolhimento, tudo isso vi sumir no ralo do individualismo, da desconfiança e da raiva.
esse mundo não merece meu respeito.
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quarta-feira, 21 de dezembro de 2016
o rapto - carlos drummond de andrade
"claro enigma" não é livro fácil de se digerir, quando comparado a "rosa do povo" ou "sentimento do mundo". aqui, repleto de referências clássicas, o livro soa como uma espécie de pedido de renovação da poesia que deveria dar uma guinada mais à via acadêmica, como faria mário faustino com raro rigor ou mesmo haroldo de campos.
aqui, nota-se a referência ao rapto de ganimedes por zeus. este, rei do olimpo, transforma-se em águia e captura ganimedes, jovem de extrema beleza. zeus faz de ganimedes seu amante e serviçal.
a homossexualidade, no poema, é exposta mas com ressalva... tratada como típica de boates com porta de pérolas falsas e com beijos estéreis. o último verso cita "acerbo amor", ou seja, azedo.
enfim, leia, reflita e veja se é culpa, medo ou incompreensão o que move o discurso do poema a respeito do amor homoafetivo. eu -- que já tenho dezenas de ressalvas a este poeta -- não gostei.
O RAPTO
Se uma águia fende os ares e arrebata
esse que é forma pura e que é suspiro
de terrenas delícias combinadas;
e se essa forma pura, degradando-se,
mais perfeita se eleva, pois atinge
a tortura do embate, no arremate
de uma exaustão suavíssima, tributo
com que se paga o vôo mais cortante;
se, por amor de uma ave, ei-la recusa
o pasto natural aberto aos homens,
e pela via hermética e defesa
vai demandando o cândido alimento
que a alma faminta implora até o extremo;
se esses raptos terríveis se repetem
já nos campos e já pelas noturnas
portas de pérola dúbia das boates;
e se há no beijo estéril um soluço
esquivo e refolhado, cinza em núpcias,
e tudo é triste sob o céu flamante
(que o pecado cristão, ora jungido
ao mistério pagão, mais o alanceia),
baixemos nossos olhos ao desígnio
da natureza ambígua e reticente:
ela tece, dobrando-lhe o amargor,
outra forma de amar no acerbo amor.
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sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
redação unesp dezembro 2016
entre os 18 e 19 deste mês acontece a segunda fase do vestibular da unesp -- universidade estadual paulista.
nesta fase, a prova de redação é um destaque.
fico pensando em assuntos possíveis para serem discutidos... sugeriria, em ordem aleatória:
1. intolerância religiosa
2. função do voto - política nacional
3. gravidez precoce
4. cem anos de samba - negritude e cultura brasileira
5. desperdício de alimento
6. fidel e o socialismo
ultimamente, o gênero argumentativo é o que o estudante tem encontrado.
no vestibular do meio do ano, 2016, o tema foi o novo modelo de família.
confira
redação comentada - família - clica
clica no vídeo e veja o comentário
para se manter atualizado : esquerda e direita - o que são? veja o vídeo abaixo
outro tema possível - redação unesp - - homofobia
clica e reflita :
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segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
além da lona
o circo-escola "além da lona" (campinas, sp) apresentou seu fechamento do ano com um espetáculo, no "cis - guanabara" - centro cultural de inclusão social da unicamp.
liderado por christian mathias o circo-escola "além da lona" fica na rua dr. quirino, 152, campinas, próximo à antiga (e verdadeira) ponte preta; bem perto do colégio ave maria.
em 2017, haverá trapézio, com professor will júnior.
vagas abertas para iniciantes, intermediário e avançado.
vale a pena!
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sábado, 3 de dezembro de 2016
o espelho - machado de assis
"o espelho" não deve ser o texto mais conhecido de machado, se compararmos com "missa do galo", "causa secreta" ou "a cartomante", só para ficar em três campeões de materiais didáticos.
jacobina, personagem central, vai expor aos amigos, numa casa em sta tereza, no rio de janeiro, sua teoria sobre a alma humana. ou melhor: as almas.
saber mais?
veja-me!
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quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
fidel foi fiel à revolução
trecho de eduardo galeano:
Seus inimigos dizem que exerceu o poder falando muito e escutando pouco, porque estava mais acostumado aos ecos que às vozes.
E nisso seus inimigos têm razão.
Mas seus inimigos não dizem que não foi para posar para a História que abriu o peito para as balas quando veio a invasão, que enfrentou os furacões de igual pra igual, de furacão a furacão, que sobreviveu a 637 atentados, que sua contagiosa energia foi decisiva para transformar uma colônia em pátria e que não foi nem por feitiço de mandinga nem por milagre de Deus que essa nova pátria conseguiu sobreviver a dez presidentes dos Estados Unidos, que já estavam com o guardanapo no pescoço para almoçá-la de faca e garfo.
http://www.vermelho.org.br/noticia/290238-1
fidel se bateu pelos mais fracos, isso é fato. chamá-lo de "ditador" simplesmente, apequena quem o diz. ingleses, norte americanos estão a mais tempo ditando regras no capitalismo de resultado, gerando miséria e ampliando indústria bélica, mas isso não vem ao caso para a maioria desletrada que mora na aristocracia. socialistas ou comunistas nunca prometeram disney ou qualquer outro conto de fadas no fim do túnel. capitalismo promete fantasia e nunca entrega. apenas aquela minoria usufui da miséria alheia.
das três grandes revoluções, dos últimos quatrocentos anos, no planeta, duas são socialistas. uma burguesa. qual foi coerente?
por que o embargo a cuba -- conhecido "el bloqueo" -- ainda persiste?
para quem -- como os estados unidos -- que procuram sempre minimizar os feitos sociais pós-revolução de 1958 é muita falta de confiança, não? muito medo. muito.
não sei se é pelo socialismo apenas que se alcançará algum tipo de estabilidade social... mas tenho certeza que não é pelo capitalismo.
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capitalismo é solidão - clica e confere
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