Postagens

Mostrando postagens com o rótulo platonismo

romantismo é mesmo um mal?

Imagem
com meus alunos falo de romantismo.    pedra no sapato de nove entre dez jovens de classe média, o romantismo, em literatura, precisa ser visto com mais leveza. ele -- o romantismo -- parece estar pregado no século 19. bobagem. no 21, surge um travamento ímpar. pouca gente está disposta a expor-se, a dizer que ama, mesmo que não haja compromissos íntimos possíveis. e é bom dizer que se ama, creia. mas o que se tem é silêncio. um peso.  em sala de aula, li "este inferno de amar", do garrett. um recurso quase secular meu, para ilustrar a teoria da coisa. no texto -- curto -- o eu lírico se mostra confuso quanto ao que sente. parece novidade.  por isso, ser romântico, até hoje, soa como um problema. um mal. por que será? olhem, que o romantismo -- em literatura -- está associado à morte ou ao gótico, isso é lá é verdade. até o grupo pop rock "the cure", inglês, desenvolvia canções nessa linha depressiva e noturna, no século 20. agora, na prática, em dia de semana, por ...

vencido está de amor meu pensamento

Imagem
mais camões para estudar ! Vencido está de Amor meu pensamento o mais que pode ser vencida a vida, sujeita a vos servir instituída, oferecendo tudo a vosso intento. Contente deste bem, louva o momento ou hora em que se viu tão bem perdida; mil vezes desejando a tal ferida outra vez renovar seu perdimento. Com essa pretensão está segura a causa que me guia nesta empresa, tão estranha, tão doce, honrosa e alta. Jurando não seguir outra ventura, votando só por vós rara firmeza, ou ser no vosso amor achado em falta.       [ Rimas, 1595 ] o pensamento do poeta está dominado pelo amor​... por isso, contente; e quando a vida estava perdida de amores isso foi bem interessante ( estrofe 2 ). poeta está assumindo que oferecerá tudo por isso. a causa que o guia é renovar esse amor, dentro da vida... repare que se refere ao sentimento como "ferida". veja que essa ferida é muito desejada ( verso 7 )... e, de modo bem sutil, afirma querer renovar esse "perdimento...