sexta-feira, 13 de junho de 2025

vídeos criados por IA decretam fim da realidade filmada

 



filmes feitos  por inteligência artificial vão decretando o fim do vídeo como recurso argumentativo para expor realidade. adeus documentários; adeus jornalismo investigativo ou mesmo para publicidade... tudo pode ser revertido, desdito e recriado ao gosto do freguês.

perigoso e cruel, esse recurso -- a (suposta) inteligência artificial -- cria multiversos com raro detalhe e, no visual, comparam-se a uma realidade, de fato. são figuras mitológicas conversando, animais cometendo toda sorte de sandice humana, pessoas famosas falando besteira e por aí vai. por isso, escola!

então, hitler não se rendeu e morou na argentina? joão paulo segundo não sofreu atentado e atirou em si mesmo? palestinos estão recusando ajuda humanitária? presidente geisel era de esquerda? ... todas as mentiras que escrevi neste parágrafo podem se tornar imagens límpidas e, claro, dar munição a insensatos. 

por isso, escola. educar. aprender. conviver. argumentar. acolher e exercitar cidadania. deve haver mais verbos, mas por hoje chega.

 . . . . .  .  .   .   .

 aproveitando...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente --

destaques

o futuro era melhor antigamente - veríssimo

capa 49a edição - 1982 [ na foto: fraga e juska ] hoje, 2025, vou pela casa dos 60 pra 61 anos. é muito, se pensar no que vive um ser humano...

postagens mais vistas