Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2016

morrer aos poucos

Imagem
" não quero que uma nota de alegria se cale por meu triste passamento " é verso do jovem azevedo, o maneco álvares, lá do século 19. apesar da pouca idade (morreu ao 21 anos), sabia o que era morrer estando vivo. não sei se pediria para que a festa continuasse depois que eu explodisse dessa vida... mundo, aliás, que qualquer pinguim cego teria feito um pouco melhor. justiça, honestidade, respeito, esperança, acolhimento, tudo isso vi sumir no ralo do individualismo, da desconfiança e da raiva. esse mundo não merece meu respeito.

o rapto - carlos drummond de andrade

Imagem
" claro enigma " não é livro fácil de se digerir, quando comparado a "rosa do povo" ou "sentimento do mundo". "claro enigma" é repleto de referências clássicas e o livro soa como uma espécie de pedido de renovação da poesia que deveria dar uma guinada mais à via acadêmica, como faria mário faustino com raro rigor ou mesmo haroldo de campos. este poema chama-se "o rapto". nele, nota-se a referência ao rapto de ganimedes por zeus. este, rei do olimpo, transforma-se em águia e captura ganimedes, jovem de extrema beleza. zeus faz de ganimedes seu amante e serviçal. O RAPTO Se uma águia fende os ares e arrebata esse que é forma pura e que é suspiro de terrenas delícias combinadas; e se essa forma pura, degradando-se, mais perfeita se eleva, pois atinge a tortura do embate, no arremate de uma exaustão suavíssima, tributo com que se paga o vôo mais cortante;  se, por amor de uma ave, ei-la recusa o pasto natural aberto aos homens, e pela ...

além da lona

Imagem
o circo-escola "além da lona" (campinas, sp) apresentou seu fechamento do ano com um espetáculo, no "cis - guanabara" -  centro cultural de inclusão social da unicamp. liderado por christian mathias o circo-escola "além da lona" fica na rua dr. quirino, 152, campinas, próximo à antiga (e verdadeira) ponte preta; bem perto do colégio ave maria. em 2017, haverá trapézio, com professor will júnior. vagas abertas para iniciantes, intermediário e avançado. vale a pena!

o espelho - machado de assis

Imagem
" o espelho " não deve ser o texto mais conhecido de machado, se compararmos com " missa do galo ", " causa secreta " ou " a cartomante ", só para ficar em três campeões de materiais didáticos. jacobina, personagem central, vai expor aos amigos, numa casa em sta tereza, no rio de janeiro, sua teoria sobre a alma humana. ou melhor: as almas. saber mais? veja-me!